NOSSOS PROJETOS

Workshop para influenciadores

SOBRE O PROJETO

Liberdade e responsabilidade nas redes sociais

Pessoas atuantes e influentes nas redes sociais são cada vez mais relevantes para a construção do debate público no Brasil. Suas vozes têm um impacto significativo, que exige o reconhecimento da responsabilidade pela comunicação que realizam, especialmente para o fortalecimento do diálogo democrático. Atentos à importância da influência responsável, criamos um Workshop realizado em diferentes partes do país que se propõe a uma reflexão profunda sobre liberdades e responsabilidades nas redes sociais junto a influenciadores dos mais diferentes grupos sociais. Sem rótulos e sem obrigação de consenso, reunimos públicos diversos para incentivar o diálogo e o entendimento mútuo. Com cerca de 6 horas de duração e abordagem multidisciplinar, o evento combina Comunicação Não-Violenta com combate à desinformação e qualificação do diálogo. 

 

Até o momento, o projeto já treinou mais de 150 influenciadores que, juntos, alcançam 83 milhões de seguidores. Entre os nomes que estiveram conosco estão os de Érica Malunguinho, Fernanda Lima, Dira Paes, Renê Silva, Paolla Oliveira, Rogério Flausino, Rita Batista, Majucca e Ana Paula Padrão.  Em 2020, com a crise sanitária que ganhou o mundo a partir da pandemia de Covid-19, o Redes Cordiais promoveu a primeira edição virtual do Workshop, em um formato que dividiu em dois dias a programação educativa com a promoção do diálogo. 

 

Durante o Workshop de 2020 foi lançada uma parceria inédita com o InternetLab para a produção de um documento criado para guiar a participação dos influenciadores de maneira mais democrática, segura e ética durante as eleições municipais. No ‘Guia para Influenciadores Digitais nas Eleições 2020’, pesquisadores e especialistas do InternetLab e do Redes Cordiais se concentraram em um material de 39 páginas que mapeou a importância dos produtores de conteúdo na disputa eleitoral. A publicação é formada por uma bússola de princípios pensada para ajudar os influenciadores a tomar decisões difíceis, e uma caixa de ferramentas com perguntas e respostas práticas que poderiam vir a surgir no decorrer das eleições.

200

influenciadores já foram treinados

+113

milhões de seguidores impactados

11

workshops realizados até agora

GALERIA DE FOTOS

Veja as edições já realizadas