20 abr. 2022 | 21h56 BRT

Workshop para influenciadores mira nas eleições 2022

Bibiana Maia Por

Bibiana Maia

As eleições de 2022 prometem aumentar ainda mais o fluxo de desinformação e a ocorrência de ataques online nas redes sociais. Ciente do papel que os influenciadores digitais exercem neste cenário, o Redes Cordiais vai focar o próximo workshop de educação midiática para criadores de conteúdo na temática eleitoral. Esta vai ser a décima quarta edição do evento, que vai contar com uma palestra do Tribunal Superior Eleitoral sobre o funcionamento das urnas e do processo eleitoral, para equipar os influenciadores com informação de qualidade sobre o assunto.

O workshop busca engajá-los no combate à desinformação e aos discursos de ódio, para que aprendam a se proteger digitalmente e repliquem o aprendizado junto a suas audiências, principalmente durante a campanha eleitoral. Uma pesquisa do Datafolha, divulgada em março, mostrou que 60% dos brasileiros acreditam que a desinformação pode impactar o resultado das eleições.

O encontro acontecerá na próxima semana, nos dias 26 e 28 de abril. Os workshops do Redes Cordiais para influenciadores têm o apoio do National Endowment for Democracy e p Instituto Betty e Jacob Lafer, além de parceria com Despolarize!, Internetlab, Pensata e Casé Fala.

Até o momento, já treinamos 230 influenciadores que, juntos, alcançam mais de 100 milhões de seguidores. Entre os nomes estão Bruna Linzmeyer, Antonio Tabet, Cris Vianna, Paolla Oliveira, Renê Silva, Ademara Barros, Filipe Castanhari, Fernanda Lima, Ana Paula Padrão, políticos da direita e da esquerda e criadores de conteúdo muito diversos entre si.


Veja também