17 jun. 2021 | 17h39 BRT

Redes Cordiais e Internetlab lançam guia sobre ataques online

Bibiana Maia Por

Bibiana Maia

O Redes Cordiais se juntou ao Internetlab e lança hoje Falando sobre ataques online e trolls: um guia para jornalistas e criadores de conteúdo na internet, material que explica o fenômeno dos ataques virtuais e orienta internautas a como lidar com episódios de violência digital. Ataques online são caracterizados por provocações, xingamentos, ofensas e ameaças que podem ocorrer contra indivíduos ou causas que eles apoiam. Já o troll é o usuário que tem um comportamento violento para desestabilizar um debate online e provocar os envolvidos.

O objetivo ao ensinar esses conceitos é oferecer ferramentas para que jornalistas e produtores de conteúdo em redes sociais possam identificar, responder e falar sobre o assunto de forma consciente. Sabendo quem são os atores dos ataques e como eles funcionam, fica mais fácil entender os riscos envolvidos para não ser agente da amplificação dos efeitos dos ataques ou de desinformação, por exemplo.

Ao final do guia, há explicações de como lidar na prática com o problema, entendendo os possíveis danos, inclusive se eles partirem de autoridades. Há também uma bibliografia extensa com indicações de vídeos, podcasts e textos acadêmicos para quem quiser se aprofundar no assunto.

A pesquisa e redação do guia foram feitas por Clarice Tavares e Ester Borges. Colaboraram com o material: Fernanda Martins Sousa, Francisco Brito Cruz, Heloisa Massaro, Karina Oliveira, Mariana Valente, Clara Becker, e Guilherme Amado. Você pode baixar o material aqui.


Veja também