1 jul. 2022 | 14h07 BRT

Está tudo bem? Guia básico de saúde mental para jornalistas

O objetivo deste guia, criado em parceria com o Instituto Tecnologia e Sociedade com apoio do Meta Journalism Project , é ajudar a pautar o jornalismo do futuro, auxiliando na criação de redações mais saudáveis e munindo jornalistas com ferramentas necessárias para enfrentar os principais desafios da profissão. Além disso, o estudo também serve como base para o debate sobre a questão da saúde mental nas outras esferas da sociedade.

A primeira parte do guia é dividida em quatro seções: primeiro, analisamos as queixas mais comuns entre os jornalistas, como a falta de períodos de descanso e a necessidade de lidar com a comunicação violenta. Na segunda parte, exploramos a dificuldade que os jornalistas têm de obter ajuda por causa de sentimentos como culpa, vergonha e autocrítica. Na terceira parte, a cartilha discute se a questão da saúde mental é um problema individual ou estrutural. Por último, o guia investiga como raça, gênero, classe e outros marcadores sociais se interrelacionam  com o tema.

A segunda parte do manual traz dicas práticas de como jornalistas podem cuidar da sua saúde mental. São apresentados exercícios com técnicas para serem praticadas individualmente e/ou com a equipe do trabalho. Ao final, incluímos um exercício extra para evitar quadros de esgotamento durante a cobertura eleitoral, um dos principais desafios para esses profissionais de 2022.

Clique aqui para baixar


Veja também