15 dez. 2020 | 16h10 BRT

Um guia para medir o impacto da educação midiática

Um ano totalmente atípico, 2020 mostrou ao mundo a importância de desenvolvermos projetos sólidos, com comprometimento social.

Nesse sentido, um dos projetos que mobilizou o Redes Cordiais em 2020 e será lançado neste início de 2021 nasceu durante o TechCamp Brasil, evento que reuniu profissionais de todo o país engajados em combater a desinformação por meio da educação.

Com apoio do Consulado Americano e do Instituto Palavra Aberta, produzimos o Guia de Impacto da Educação Midiática, um conteúdo prático para capacitar cidadãos a aplicar com autonomia métodos de mensuração de impacto a projetos de educação midiática.

O material reúne textos de especialistas de distintas áreas com a missão de criar parâmetros claros e novos formatos de mensuração de impacto. O produto final tem o intuito de beneficiar a todos que queiram avaliar a efetividade de suas iniciativas de educação midiática no combate à desinformação.

Claudia Costin, Cíntia Gomes, Luiza Futuro, Pedro Burgos, Pablo Ortellado, Sérgio Lazzarini e Taís Oliveira participaram da criação do guia, contribuindo com diferentes formas de como mensurar o impacto de projetos de enfrentamento à desinformação não só para aperfeiçoá-los, mas também para dimensionar o potencial que a educação midiática tem para combater a desinformação em um nível estrutural.

Baixe o guia clicando aqui!


Veja também